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***A Música Certa para cada Local e Horário ***

A escolha das músicas de casamento sempre envolve uma série de aspectos, tornando-se um dos momentos mais difíceis para os noivos. Por isso, Rita del Chiaro, formada em música pela USP e diretora do Coral del Chiaro, preparou algumas dicas para orientar vocês noivos, na escolha das músicas da cerimônia. O repertório é fundamental para tornar o ambiente ainda mais inesquecível.



Se seu casamento é em igreja, verifique as normas do local e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia. Caso seja um sítio ou no próprio buffet, você tem mais liberdade para escolher as músicas e, assim fazer as entradas de sua preferência.

Quando sua igreja é grande, sugerimos uma formação maior de músicos para que o som fique bem impactante. Normalmente em igrejas como catedrais e basílicas pedem 20 vozes ou mais. os clarins podem ser empregados aos pares: dois, quatro, seis ou mais, dependendo do Glamour que a noiva pretende ter.

Até mesmo o horário do casamento pode implicar em formação diferente.
Os casamento realizados pela manhã, por exemplo, sugerem músicas mais suaves com instrumentos de cordas, flautas e teclado para valorizar o cenário bucólico e o silêncio do local. Pode-se també usar as vozes solistas, soprano e tenor.



Para os casamento realizados à noite, em que tudo é mais brilhante na decoração e na iluminação do local, a música pode também acompanhar o cenário com um grande coral e instrumentos mais fortes, como metais e clarins para o anúncio da entrada da noiva.

Apenas lembre-se que quanto mais entradas você colocar, mais tempo vai durar a cerimônia. Um casamento com oito músicas dura em média uma hora. Já um casamento com doze músicas vai durar cerca de uma hora e meia, tempo muito longo para convidados e, principalmente, para as crianças.

Use o bom senso e, caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera. Uma boa dica também é usá-la na recepção, no momento do coquetel para os convidados e na entrada dos noivos no salão.

Cada momento pede uma música de cerimônia adequada. Por isso é importante verificar antes de assinar o contrato que tipo de "pacote " deve ser fechado para o que você deseja. Lembre-se que esse pacote vai influenciar bastante na definição das músicas.



O importante é tudo sair como vocês sonharam...



******  Mini Wedding  ******

Um casamento pequeno, para íntimos, ou seja, familiares próximos e melhores amigos. Uma boa maneira de montar a lista é pensar naqueles que realmente freqüentam sua casa, saem com vocês, estão ao seu lado, aqueles que verdadeiramente te desejam felicidades.

A procura pelos mini weddings vem aumentando nos últimos tempos, já que este tipo de casamento dá aos noivos a possibilidade de fazer uma mistura entre o moderno e o tradicional, podendo adicionar ao casamento um toque de personalidade e pessoalidade. Assim, a diferença básica entre os casamentos tradicionais e os mini weddings encontra-se nos pequenos e mínimos detalhes das escolhas dos noivos durante a organização do evento.

Lembre-se que é uma festa ou recepção bem intimista, aconchegante, onde todos se conheçam e interajam o tempo todo. Para que isso ocorra, é necessário delimitar o número de convidados. Ouso dizer que a preparação da lista de convidados é essencial para o sucesso do evento. Escolhida a dedo, a lista deve girar em torno de 60 a 100 convidados e, como tudo no mini wedding, essas pessoas são escolhidas a dedo pelo casal . Se optar pelo mini, a lista  de convidados deve-se limitar aos pais, avós, tios e primos de 1º grau e os padrinhos, o que deve girar em torno de 70 à 90 pessoas. Mais que isso, a festa já começará a tomar proporções de um grande evento, e o tal “charme” intimista e aconchegante se perderá. Além disso, você correrá o risco de convidar alguns parentes e deixar de convidar outros, o que causará certas “saias-justas”. Porém, se você se limitar aos parentes próximos, terá a resposta de que o casamento foi feito só para os padrinhos e para os mais íntimos.


Casamento pequeno é muito charmoso. E o lugar escolhido é importante para que tenha esse clima familiar, íntimo e lindo. Pode ser da residência de sua família, na casa da praia ou o sítio, no restaurante favorito de vocês, no clube, numa galeria de arte ou museu, num jardim, no salão da igreja etc. Claro que é possível fazer em um salão de festas, mas desde que seja pequeno! Nada desproporcional, enorme, com espaços vazios. A idéia é ser intimista.

Atente para os detalhes!

Isso talvez seja o mais importante! Num casamento pequeno, os detalhes tornam-se mais visíveis. É possível pensar em lugares marcados com plaquinhas lindas indicando os nomes, lembrancinhas com o nome de cada convidado, biscoitos feitos pela avó na mesa de café, mensagem dos noivos em cada mesa, fazer charmosos programas da cerimônia, combinando com o menu, com o convite, com o cartão de agradecimento, etc! Esses toques farão toda a diferença e ficarão para sempre na memória dos seus convidados.








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